quarta-feira, 2 de novembro de 2011

café é tudo igual ???



É possível deliciarmos ótimos cafés, no comforto de nosso lar, utilizando-se dos acessórios que já possuimos. O mais comum nos lares brasileiros, é o uso do coador com filtro de papel ou pano. Caso não tenha interesse em adquirir, no momento, qualquer outro produto para o preparo do café não tem problema, mantenha utilizando os que já tem.

O passo crucial será a escolha do café a ser utilizado. Neste momento, devemos estar cientes das inúmeras diferenças básicas entre a classificação deles. A grande maioria escolhe um café da marca que já esta acostumado, não é ??

Para você mesmo fazer a comparação sem nenhum especialista ao seu lado, é simples. Observe no rótulo da embalagem e, possivelmente será do tipo tradicional. A dica aqui é verificar se a marca preferida (ou outra logicamente) oferece um café de classificação melhor, que é denominada Superior, que podem ser adquiridos nos grandes supermercados, delis, empórios e cafeterias.

A diferença de preço não é absurda se considerarmos o quanto o café rende. Cada 250 g de pó podem render no minimo 25 xicaras de 100 ml, façam as contas a partir do café que encontrarem.

Um aspecto a ser mencionado é que o café que poderá irá obter será um pouco mais claro mas terá mais sabor. Aquele "corpo" presente no café tipo tradicional é fruto de uma torra do grão a nível elevado para mascarar defeitos e aspectos negativos do grão que podem ser comentados em outra postagem.

A dica é utilizar de 07 a 10 gramas de pó para cada 100 ml de água ou siga as proporções que já utiliza habitualmente, inclusive como forma de comparar, qualquer dúvida, podemos esclarecer.
O texto abaixo foi extraido de uma pequena parte do site da ABIC (http://www.abic.com.br/) onde o leitor pode ter acesso há um vasto número de informações, dados, estatisticas, etc.. Recomendo a visitação afinal agem em defesa dos direitos do consumidor.

 Considerei interessante divulgar o trabalho da ABIC que é reconhecida por medidas importantes para reconhecer a qualidade do produto, CAFÉ, destinado aos consumidores.

Dentre tantas atividades, colaborou ativamente para assegurar um nivel minimo satisfatório do café a ser comercializado, contribuindo assim para a crescente expansão do consumo interno e incentivo da oferta de cafés de excelente qualidade.

Como a própria instituição ABIC afirma existem grandes diferenças entre os café, a indústria de torrefação oferece para produtos para todos os tipos e bolsos, mas existe um nível e padrão mínimo a ser seguido, para a própria segurança alimentar.

 
Reconhecida mundialmente como uma das mais ativas entidades do setor cafeeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Café, a ABIC, realiza inúmeros programas e certificações visando sempre:

- A PROMOÇÃO DO CONSUMO INTERNO DE CAFÉ A PARTIR DA MELHORIA DA QUALIDADE E DA AGREGAÇÃO DE VALOR À BEBIDA.

O mercado de café experimentava uma vasta queda de consumo de café em nosso país. ABIC nasceu num dos momentos mais críticos da indústria brasileira de café.


Café: a qualidade começa pela pureza


Esse é o lema da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, entidade criada em 1973 e que desenvolve um trabalho que integra indústrias, varejo, pontos de consumo.

São diversos os programas criados e implementados pela ABIC e focados na pureza, na qualidade e, mais recentemente, na sustentabilidade do café. A relação das marcas certificadas em cada um desses programas pode ser acessada nas suas respectivas páginas no site.




O Programa Permanente de Controle da Pureza do Café, certificação pioneira da ABIC, lançada em 1989 e que atesta a pureza do café torrado e moído, continua ativo e consistente. São mais de 2 mil amostras coletadas e analisadas por ano! O objetivo, desde o início, é o monitoramento contínuo das marcas, a fim de inibir a ação de empresas que adulteram seus produtos.

PQC – Programa de Qualidade do Café


Proposta: Criar três categorias de produtos a partir de níveis de qualidade, Tradicional,  Superior e Gourmet, com o objetivo de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés.

É o único programa que se tem conhecimento no mundo que avalia a qualidade do café torrado e moído (as demais certificações avaliam o café verde, apenas). Lançado no final de 2004, o objetivo é diferenciar os produtos em qualidade e preço.

Para as indústrias, a vantagem está na possibilidade de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante poder ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar.

Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, que existem diferenças inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa e que existem cafés para todos os gostos e bolsos.

2 comentários:

  1. Cascones...que demais irmao....sucesso pra vc e sua family...saudades de todos....e manda ver com o cafezedo ai...heheh....Abração e tudo de bom sempre...

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  2. Cascones...que demais irmao....sucesso pra vc e sua family...saudades de todos....e manda ver com o cafezedo ai...heheh....Abração e tudo de bom sempre...Thiago Rossi

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