
O famoso e gigante grupo Mc Donalds, que dispensa apresentações, surpreendeu os consumidores e muitos da industria do café na Austrália. Foi veiculada uma campanha publicitária naquele país, onde se desculpam publicamente por admitirem que, no Mc Café, estavam servindo aos seus clientes cafés que não estavam nos padrões suficientes para atender as exigências dos consumidores locais. Esta iniciativa da empresa foi o resultado de um grande número de reclamações realizadas pelos consumidores no SAC (sistema de atendimento ao consumidor).
Naquele país, o café e' consumido em grandes proporções fora do lares, nas chamadas coffee shops. Nesse caso, as cafeterias são excelentes negócios. Por conta disso, Mc Donalds investia em marketing massivamente nas redes de televisão e jornais para atrair clientes para suas inúmeras Cafeterias afirmando que possuiam baristas treinados e que utilizavam grãos de cafe de qualidade adquiridos por fazendas produtoras que atendiam as exigencias de responsabilidade social e ambiental.
Em algumas oportunidades que visitei Mc Café verificava o trabalho dos "baristas" da rede e os cafés por ele servidos e constatava que não prezavam por aquela excelência veiculada nas campanhas publicitárias.
Cabe mencionar que, o consumidor australiano preza por um café de qualidade e acompanhando de um leite devidamente vaporizado. Ao contrário dos brasileiros, eles consomem caf'é junto com um grande volume de leite. Para exemplificar, basta mencionar aqueles copos com tampa que vemos sendo consumidos em cenas de filmes americanos. Diversamente, do brasileiro que adora um puro ou com pouco leite.
Entretanto, os cappucinos, chocolates quentes e demais drinks a base de café quando preparados com os métodos adequados surpreendem positivamente o consumidor brasileiro. Afinal, um bom produto deve ser valorizado.
O Mc Café informou que já implementou programas de treinamento e contratou baristas para atender com qualidade e padronização. O projeto de capacitação irá atender 653 cafeterias espalhadas pelo pais.
O projeto de capacitação implementado pela rede será interessante para o consumidor, aos futuros baristas ou aqueles que apenas necessitavam de treinamento profissional e a própria rede que atraindo novamente os clientes insatisfeitos terão recompensa financeira, ou seja, grandes lucros.
Saúde a todos, bons cafes e até a proxima !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário