A importância da preservação ambiental e atenção as causas ecológicas carece de incansável trabalho e a relevância do assunto deve ser sempre destacado e, cada um de nós, pode (e deve) facilmente ser ativo, bastam simples comportamentos e atitudes que mostram seu amor a vida e ao Planeta.
Um mero e básico exemplo é a desatenção com o destino das sacolas e emabalagens plásticas, além dos aparelhos eletrônicos inoperantes e suas baterias. O descarte destes produtos deve ser pela reciclagem.
Não pense em livrar-se daquele lixo simplesmente o colocando em local para ser recolhido pelo lixeiros e/ou varredores de rua.
Vamos abordar em síntese, um programa que vem sido respeitado e adotado por inúmeras fazendas brasileiras produtoras de café. Este cenário, tende a crescer..
O próprio consumidor pode verificar na embalagem do produto se aquele café a ser adquirido é, ou não, proveniente de uma produção comprometida com observância dos mandamentos ambientais e ecológicos.
O programa de certificação agrícola promove a responsabilidade socioambiental das ações agrícolas por intermédio de projetos e a comprovação do exercício da agricultura sustentável.
O objetivo é a integração da agricultura produtiva, conservação da biodiversidade e o desenvolvimento humano.
Esta certificação é realizada por organizações não governamentais conservacionistas, conhecida por internacionalmente como Sustainable Agriculture Network (Rede de Agricultura Sustentável).
No Brasil, o processo de análise de preenchimento dos requisitos necessários para eventual aprovação no proceso de certificação ambiental é realizado pela IMAFLORA que tem sede em Piracicaba-SP.
Trata-se de um processo rigoroso e inúmeras consultas prévias para que a propriedade agrícola possa adequar-se aos critérios estabelecidos.
Com a aprovação e consequente certificação é permitida àquela propriedade o uso de selo Rainforest Alliance que demonstra uma produção de origem responsável ecologicamente. Destaca-se que esta certificação não é restrita a produção cafeeira.
selo da Rainforest Alliance
Estejam certos que não se trata de certificação automática e que a fiscalização é aleatória, pois trata-se, como já disse, de um orgão não governamental que executa com comprometimento a análise de todas as propriedades devido a seriedade da questão.
Existem 10 princípios e critérios da Rede de Agricultura Sustentável que serão descritos na próxima postagem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário