O fruto café ainda no pé. Observe que o mesmo ramo, possui grãos em diferentes estágios de maturação, destacando-se em maioria os grãos verdes (ainda imaturos) e grãos avermelhados, chamados ¨cerejas¨ (maduros). Como fruto, qual preferiria consumir, os maduros, não é !!!!!
Grãos já colhidos verifique o grande número de grãos maturos. Foto extraída de uma fazenda produtora de cafés especiais, estes cafés excelentes!!!
Logo após a colheita os grãos devem ser lavados e colocados para a secagem. Existem métodos diferentes de processamento do grão e depois ser submetido à secagem. Processo detalhado e variado que pode ser abordado em outra oportunidade. Neste caso da foto, o grão maduro, foi descascado (chamado CD-cereja descascado) e seco em terreiro suspenso.
Grão já seco e com umidade adequada após o processo de beneficiamento (outro processo complexo e de variações quanto aos métodos que podem ser adotados pelo produtor). Neste caso, já foi submetido ao período de descanso para obtenção de um produto de qualidade. Após o descanso já pode ser submetido ao estágio de torra.
Os cuidados do processo do pé a xícara são detalhados e requerem muita dedicação.
Foto ao lado de um torrador de cafés em um dos cursos do Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP.
Café em grãos já torrado (ainda não foi moído), precisa ser colocado em um ambiente apropriado, para um descanso mínimo de 24 horas. Após isso, deve ser embalado para preservar as caracteríticas e qualidades do grão.
Foto de dois cafés espressos
Cappucino que preparei com latte art em Sydney. Este café foi preparado para um cliente, ou seja, possui todos os padrões de qualidade para ser servido. O barista deve ser rápido para preparar o café e servir na temperatura adequada. Não basta somente a aparência deve servir um café gostoso, afinal o consumidor irá beber, então o que irá prevalecer é o sabor e prazer da bebida !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário