Todo ano acontece nos Estados Unidos a Feira Internacional de Cafés Especiais organizada pela Associação Americana de Cafés Especiais (sigla em inglês SCAA). O evento do ano que vem será a 24ª edição e acontecerá, entre os dias 18 a 22 de abril de 2012, na cidade de Portland.

Os organizadores declararam que a última edição, realizada em Houston-Texas (entre 27 abril a 1º maio de 2011) foi espetacular com extraordinária presença de público dentre consumidores e profissionais do setor.
Este evento é considerado extremamente valioso reunindo-se os grandes profissionais do mercado de café do mundo, desde produtores, baristas, torrefadores e empresas da indústria de produtos para café, dentre tantos outros.
O evento é um sucesso por conta de ser voltada para profissionais e ao próprio consumidor final que pode degustar dos cafés e ter acesso às tendências do mercado doméstico e comercial.
Para ilustar a dinâmica da Feira foram realizadas várias rodadas de negócios, exposições, palestras, degustações, campeonatos de baristas, entre outras atividades.
Além disso, para coroar o sucesso foi destacada a presença de delegações e representantes de quase todos os países produtores de café do mundo.
É importantíssimo destacar que nesta última edição o Brasil foi o país tema da feira por conta do convite realizado pela organizadora do evento (SCAA).
Diante disso, os integrantes da cadeia cafeeira brasileira não puderam deixar de aproveitar a oportunidade de mostrar ao restante do mundo a qualidade e exclusividade de nossos cafés, e participaram da feira em grande massa.

foto do CaféPoint
A Associação Brasileira de Cafés Especias (BSCA-sigla em inglês), coordenadora da atividades em parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizaram um belíssimo trabalho conjugando esforços com todos os elos da cadeia produtiva para aproveitar esta oportunidade de divulgaram positivamente nossos cafés em grande estilo.
O lema dos Cafés do Brasil utilizado "Um país: vários sabores" foi emblemático e que, em poucas palavras, descreveu que a produção nacional proporciona ricas e variadas qualidades e experiências aos consumidores.
Dentre as degustações gratuitas propiciadas de cafés das diferentes regiões produtoras (Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Espirito Santo ) houveram 3 sessões de degustação direcionais ao público profissional interessado em conhecer as diversidades dos cafés e os trabalhos foram realizados pelos profissionais Silvio Leite, da Agricoffee, Edgard Bressani, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), e Flávio Borém, professor da UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Outro destaque importante foi o fornecimento de informações ao consumidor final acerca das características de produção sustentável do café no País, sob os pontos de vista econômico, social e ambiental, que obedece aos procedimentos e padrões ambientais e sociais estabelecidos pelas organizações certificadoras internacionais.
Dessa forma, nosso país posiciona-se com um dos principais, se não o principal, fornecedor de cafés de qualidade com sustentabilidade do mundo.
É importante agradecer aos organizadores e parceiros do projeto brasileiro, além de apontar e agradecer também a iniciativa das instituições que contribuíram financeiramente para a participação brasileira como país tema neste projeto, como Abacafé, Abic, AMSC, Assocafé, Apex-Brasil, Café do Norte Pioneiro do Paraná, Café das Matas de Minas, Centro do Comércio de Café da Bahia, Café das Montanhas do Espírito Santo, Cocatrel, Coccamig, Cooxupé, Café do Cerrado, Nucoffee, Proced, Sebrae e Vale da Grama.
Maiores informações podem ser obtidas nos sites bsca.com.br e cafesdobrasil.com.br