Neste dia surfamos altas ondas praia de Uluwatu (Ulus) - ilha de Bali 2006
A Indonésia é um país tropical formado por várias ilhas, proporcionando praias com águas cristalinas, belíssimas paisagens, altas ondas, além de uma rica e variada gastronomia.
Como destino de inúmeros turistas, o país possui estrutura turística para os mais variados estilos desde os mais exigentes que podem hospedar-se em magnificos hotéis e resorts, além dos mais aventureiros e/ou menor padrão de exigências que podem encontrar acomodação mais econômica.
A Indonésia é o "sonho de consumo" de inúmeros surfistas ao redor do mundo e recebe, todo ano, milhares deles buscando suas ondas de formação alucinante.
O destino mais visitado por turistas em geral que não pretendem praticar o surf é a ilha de Bali, além de Kuta Lembongam e Lombok. Anota-se, entretanto, que estas ilhas são também destino surfistico afinal proporcionam excelentes waves!
Somente para ilustrar existem as seguintes praias: Uluwatu, Padang-Padang, Balangan, Canguu, Desert Point, G-land, Scar Reef, dentre outras.
A vibração e energia do local é bem interessante e o povo hospitaleiro e feliz. Ao contrário, dos brasileiros que adoram apresentar-se bronzeados, existem indonesianos que protegem-se, em demasia, do sol ditados por razões culturais locais.
Uma das grandes benções de minha vida fui visitar diferentes ilhas, visitar a Indo em diferentes oportunidades, seja em companhia da família seja rodeado dos amigos em surf trips. Foram vivenciados momentos brilhantes, pude surfar ondas inesquecíveis, realizando assim um grande sonho, que ainda persiste, pois espero voltar pela qualidade do surf e a magia do local!!!
Uma palavra indonesiana muito pronunciada: Bagus !! (significa MUITO BOM! A cerveja local (Bitang) merece ser degustada: bagus !!!!
O que mais a Indonésia pode oferecer ??? CAFÉS DE QUALIDADE !!!
No tocante aos cafés indonesianos pude apreciar cafés de Sumatra, Sulawesi e o Kopi Luwak, este último merece maiores comentários pela excentricidade.
Este país apresenta o café mais caro e exótico do mundo, chamado Kopi Luwak. Um animal local ingere os grãos diretamente os "colhendo" do cafezal e devido ao processo digestivo libera os grãos em suas fezes. Com a criatividade e humor peculiares dos brasileiros, este café foi apelido de "cafezes".
café Kopi Luwak
O civeta seleciona por seu aguçado olfato os grãos maduros antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e o grão passa intacto pelo sistema digestivo do animal, ou seja, o grão a ser torrado não tem contato com as excreções devido a partícula que o envolve chamada pergaminho.
Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café.
O café é então recolhido das fezes do animal, sendo lavado e submetido ao seu processamento pela secagem e posteriores etapas. Alguns leitores diante desta informação possivelmente emitiram uma expressão de surpresa e até nojo.
Kopi é uma palavra indonésia para "café", enquanto luwak é o nome local da civeta. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço.
Existem outros animais fazendo trabalho semelhante, tal como ocorre nas Filipinas, Vietnã e Brasil.
No Brasil, o chamado café Jacu Bird, é oriunda das fezes do pássaro jacu que executa seu trabalho de "refinamento" em cafezal do Espírito Santo, do qual comentaremos em outra oportunidade.
A Indonésia apresenta ainda outros cafés especiais (sem ingestão por animais) para o crescente mercado gourmet. Os cafés indonesianos são exportados para inúmeros países e suas principais origens são as ilhas de Java, Sulawesi, Sumatra, Java e Flores.
Foi veiculado recentemente a descoberta do café originário de Sunda Hejo que está sendo oferecido, ao que parece, pela primeira vez na Austrália conforme foi relatado na revista exclusivamente dedicada a a cafés especiais Bean Scene Magazine do último mês de outubro/2011.
Caso interesse em provar cafés da Indonésia, seguer a dica pois alguns podem ser encontrados para consumo doméstico (pacotes de 250g -entre 25 a 30 reais) na rede Starbucks.