
Conforme veiculamos neste blog, em novembro foram divulgados os resultados do Cup of Excellence - Brasil 2011 - evento considerado o "Oscar dos Cafés".
A origem do evento que pode traduzido como a "Excelência na xícara" aconteceu pioneiramente no Brasil tendo sido estendido para outros países produtores, visando sempre, a valorização e reconhecimento da produção de cafés especiais de notável e elevada qualidade.
Para aqueles que desconhecem conhecimentos gerais acerca do Cup of Excellence remetemos ao post publicado em 21 de novembro ou visitem o site institucional.
Gostaríamos de informar a proximidade do leilão on-line mundial, dos lotes de cafés premiados, que acontecerá no próximo dia 20 de janeiro.
Além disso, veicular a brilhante iniciativa e realização do concurso de qualidade para os cafés naturais do Brasil: Cup of Excellence - Natural Late Harvest.
Traduzindo a nomenclatura desse novo certame trata-se de buscar os lotes campeãos dentre os cafés naturais de colheita tardia. Como assim, naturais ???
O termo natural designa a forma de secagem para posterior processamento do grão. Um café natural é aquele em que o grão não foi objeto de qualquer remoção de sua composição básica, encontrava-se envolto por todos seus elementos, tais como mucilagem, polpa e casca.
café natural secando no terreiro
Ao contrário, do natural o grão chamado de cereja descascado (CD) é aquele em que, previamente a secagem, são removidas a casca, polpa e parte da mucilagem que envolve o grão.
grão (lado esquerdo) separado da casca e polpa (a direita)
O grão natural é aquele que já foi sendo objeto de secagem no próprio cafeeiro, já que, passou do efeito maduro para "passa". Por isto, trata-se de colheita tardia. Apesar disso, após colhido do pé será lavado e objeto de secagem nos terreiros para obtenção da umidade adequada.
Neste caso, o tempo de secagem, beneficiamento e descanso do grão dispensam maior tempo frente àquele objeto de descascamento, chamado CD.
Por isso, a análise e avaliação dos lotes é feita posteriomente. Os lotes de naturais costumam apresentar alto indice de doçura. Entretanto, requerem atenção dos produtores devido ao maior risco de fermentação que podem resultar em aspecto negativo sobre à qualidade da bebida.
Ocorre que, os naturais objeto de classificação pela seleção em questão foram isentos da indesejável fermentação, apresentado notáveis características que justificam serem tratados como cafés de excepcional qualidade a serem comercializados em leilão mundial.
Entretanto, destaca-se que após a secagem, o grão natural será descascado pelas etapas de processamento e beneficamento do grão. Esta diferenciação entre a retirada da casca, polpa e mucilagem, antes ou depois da secagem, resultam em diferentes características do grão que irão influenciar no resultado final da bebida café. Por isto, a diferenciação entre natural ou CD (cereja descascado) ou pulped natural em inglês.
Retornado a competição, das 136 amostras inscritas na pré-seleção do inédito concurso, foi alcançado o número de 71 que obtiveram nota superior a 84 pontos (escala de 0 a 100) e se classificaram para a fase nacional do certame.
A avaliação dos cafés – com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida – ocorreu nos laboratórios do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), em Machado (MG), no período entre 12 a 16 de dezembro.
O Estado com maior número de lotes aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 91,55% (65 amostras) do total. São Paulo, com quatro amostras (2,94%), e Paraná, com dois lotes (1,47%), também terão representantes.
A relaçãodos produtores que tiveram seus lotes classificados pode ser acessada no site da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês - http://bsca.com.br/pdf/coe-late2011_pre_selecao.pdf).
Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 16 a 20 de janeiro de 2012, com o anúncio do resultado previsto para o dia 21 do mesmo mês. Essas amostras passarão, entre os dias 23 e 27 do primeiro mês do ano que vem, pelo crivo da comissão julgadora internacional, que fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 14 de março de 2012.
O primeiro concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil é promovido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), que também patrocina o evento. A auditoria está a cargo da IMO Control do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário