terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Campeonato Paulista Regional de Baristas




Nas gloriosas instalações do Museu do Café de Santos irão acontecer, entre os dias 23 a 25 de janeiro, a etapa paulista do Campeonato de Baristas. O evento promete ser de altísssimo nível técnico.

Conforme foi veiculado no site institucional do Museu a etapa paulista reúne o maior número de participantes entre as demais regionais, realizados em nosso país, considerando que São Paulo possui o maior número de baristas e de Cafeterias.

A competição é promovida pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), que organiza o evento em parceria com o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

As inscrições já estão abertas, e as vagas são limitadas a 28 participantes. Os classificados das etapas estaduais irão para a etapa brasileira em março.

A competição consiste na preparação de 12 drinques. Cada participante terá 15 minutos para preparar quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura. As bebidas serão avaliadas por juízes sensoriais e técnicos certificados pela ACBB.


 A taxa de inscrição na etapa é de R$ 80 para associados e de R$ 120 para não associados. Maiores informações podem ser obtidas no site da ACBB e do Museu do Café de Santos-SP.

O campeão nacional será conhecido na etapa brasileira que acontece em março. Dessa forma, o campeão irá representar o Brasil no World Barista Championship (Campeonato Mundial de Baristas) a ser realizado, em junho, na Aústria. 

No Campeonato Mundial classificam-se somente o campeão de cada país, ou seja, a "briga" pelo título é acirrada pois além da conquistar o título nacional assegura-se o direito de representar o país na etapa mundial. 

No Campeonato Mundial reúnem-se campeões de 50 diferentes nações. No último evento, realizado na Colômbia, houveram dois grandes marcos na história da competição.

A primeira delas foi o fato de que um país produtor de café nunca havia abrigado a competição.  O segundo destaque, e de expressiva importância e orgulho aos países produtores, foi  a conquista do título mundial de barista por um competidor oriundo de um país produtor, fato que também nunca havia anteriormente acontecido.

O campeão de 2.011 foi o jovem e talentoso barista Alejandro Mendez de El Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário