terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Atitude bem legal !!!!


El Sal Sendback.jpg
Consideramos interessante a iniciativa da importadora de cafés especiais finos CAFE IMPORTS, estabelecida nos EUA. Dentre os cafés que a empresa  importa, existem cafés brasileiros, inclusive da Fazenda Rainha (vencedora do Cup of Excellence 2011).

A iniciativa em questão foi solicitar que torrefadores que tivessem adquirido, através da empresa importadora,  lotes de cafés oriundos de El Salvador, doassem pacotes dos cafés que compraram e torraram para oferta aos consumidores. Porém, estes cafés doados seriam enviados de volta à El Salvador aos respectivos produtores.

Dessa forma, os produtores seriam presenteados com grãos de cafés que produziram e  comercializaram, mas que foram torrados por torrefadores estrangeiros. 

Os produtores irão degustar de excelentes cafés e provavelmente terão enorme prazer e honra de guardar os pacotes de cafés vazios, ja que, no mercado de cafés especiais costuma-se ser estampada a origem especifica(apontando o terroir e suas peculiares caracteristicas)  daqueles grãos de café, inclusive apontando o nome da fazenda.

A título de eslcarecimento, para aqueles que desconhecem, existe o mercado de venda e compra de cafés verdes (não torrados) que, ainda que sejam exportados, notadamente no segmento de cafés especiais, serem enviados ao exterior sem objeto de torra.

Tratam-se de grãos ainda crús que foram devidamente colhidos, processados e beneficiados e comercializados. Entretanto, não foram torrados.

Sendo assim, os roasters (torrefadores) aos receberem a matéria-prima que adquiriram, aplicam suas técnicas e torram os grãos no perfil de torra que consideram adequada para explorar as qualidades daquele grão para o resultado que planejaram. Por isto, a torra é uma combinação de arte e técnica.  

El Salvador tem alcançado destaque no cenário de países produtores de cafés de notável qualidade, e trata-se da terra natal do atual campeão mundial de baristas Alejandro Mendez. O salvadorenho consagrou-se como o primeiro campeão mundial originário de um país produtor, fato inédito na história desta competição anual iniciada em 2.000.

Parabéns aos produtores de El Salvador, a Cafe Imports e todas torrefadores internacionais que fizeram suas doações: Olympia Coffee Roasting, Verve, Octane/Primavera, One Line, Sumas Mountain, Sight Glass, The Great Lakes, Oddly Correct, Roast Coffee Co, Lucky Goat, and Populace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário