quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

The Coffee Collective



The Coffee Collective, sediada na Dinamarca, trata-se de uma das melhores e mais prestigiadas torrefadoras de cafés especiais do mundo.

Trata-se de uma micro-torrefadora de cafés especialissimos garimpados em diferentes partes do mundo.   Além disso, atuam a nível worldwide (mundial) no segmento de consultoria.

Dentre os "tripulantes" da equipe, formada por grandes conhecedores de café (de todo o ciclo da semente à xicara) que gozam de reconhecimento, prestígio e admiração a nível mundial,  existem: campeão de mundial de baristas, campeão mundial de degustação e um dos grandes torrefadores de cafés do mundo. 

Além de grandes conhecedores e amantes de café, as pessoas envolvidas fazem de  seu negócio um estilo de vida. Neste ponto, existe a vantagem de trabalharem com aquilo que admiram e gostam de viver, tornando o trabalho numa grande satisfação e prazer.  

Por outro lado, seus clientes são agraciados com o prazer  de degustarem excelentes cafés, grandes pérolas lapidadas por diferentes origens do mundo.  

Cabe ressaltar ainda, o empenho em valorizar e trazer desenvolvimento sustentável e social para às fazendas, trabalhadores e comunidades envolvidas na produção cafeeira.

Além disso, buscam melhorar a qualidade dos grãos que geram maior rendimentos aos produtores e maiores prazeres ao consumidor final que pode apreciar excelentes bebidas.

No último dia 09 de janeiro, anunciaram a satisfação de terem recebido um excelente lote de café do Brasil, oriundo da Fazenda Daterra (Cerrado Mineiro), que estava sendo cuidadosamente torrado e oferecido aos seus consumidores.

O Daterra Sweet Collection está sendo oferecido como origem única (single origin), ou seja, trata-se de grãos exclusivamente produzidos na Fazenda Daterra.

Além disso, oferecem estes grãos num blend (combinação de diversos grãos), combinados com grãos orgânicos Organic Reserve da mesma fazenda brasileira em companhia de grãos de dois lotes do Quênia. Este blend deve estar surpreendente !!!  

É sempre um prazer vivenciar o reconhecimento de nosso país como produtor de cafés de notável qualidade, afastando-se aquela mancha de produtor de cafés de baixa escala em grandes proproções como o Brasil era anteriormente conhecido e, ainda o é, por aqueles ainda desavisados e desatentos ao novo cenário de produção de elevação da qualidade do café no Brasil.

Conforme foi mencionado em post de poucos dias atrás, neste mês de janeiro, serão leilados os lotes premiados do Cup of Excellence - Brasil.

Agradecemos a todos envolvidos na cadeia cafeeira, notadamente daqueles engajados na produção de cafés especiais, além daqueles sempre voltados na busca de melhorar a qualidade de sua produção.  




terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Atitude bem legal !!!!


El Sal Sendback.jpg
Consideramos interessante a iniciativa da importadora de cafés especiais finos CAFE IMPORTS, estabelecida nos EUA. Dentre os cafés que a empresa  importa, existem cafés brasileiros, inclusive da Fazenda Rainha (vencedora do Cup of Excellence 2011).

A iniciativa em questão foi solicitar que torrefadores que tivessem adquirido, através da empresa importadora,  lotes de cafés oriundos de El Salvador, doassem pacotes dos cafés que compraram e torraram para oferta aos consumidores. Porém, estes cafés doados seriam enviados de volta à El Salvador aos respectivos produtores.

Dessa forma, os produtores seriam presenteados com grãos de cafés que produziram e  comercializaram, mas que foram torrados por torrefadores estrangeiros. 

Os produtores irão degustar de excelentes cafés e provavelmente terão enorme prazer e honra de guardar os pacotes de cafés vazios, ja que, no mercado de cafés especiais costuma-se ser estampada a origem especifica(apontando o terroir e suas peculiares caracteristicas)  daqueles grãos de café, inclusive apontando o nome da fazenda.

A título de eslcarecimento, para aqueles que desconhecem, existe o mercado de venda e compra de cafés verdes (não torrados) que, ainda que sejam exportados, notadamente no segmento de cafés especiais, serem enviados ao exterior sem objeto de torra.

Tratam-se de grãos ainda crús que foram devidamente colhidos, processados e beneficiados e comercializados. Entretanto, não foram torrados.

Sendo assim, os roasters (torrefadores) aos receberem a matéria-prima que adquiriram, aplicam suas técnicas e torram os grãos no perfil de torra que consideram adequada para explorar as qualidades daquele grão para o resultado que planejaram. Por isto, a torra é uma combinação de arte e técnica.  

El Salvador tem alcançado destaque no cenário de países produtores de cafés de notável qualidade, e trata-se da terra natal do atual campeão mundial de baristas Alejandro Mendez. O salvadorenho consagrou-se como o primeiro campeão mundial originário de um país produtor, fato inédito na história desta competição anual iniciada em 2.000.

Parabéns aos produtores de El Salvador, a Cafe Imports e todas torrefadores internacionais que fizeram suas doações: Olympia Coffee Roasting, Verve, Octane/Primavera, One Line, Sumas Mountain, Sight Glass, The Great Lakes, Oddly Correct, Roast Coffee Co, Lucky Goat, and Populace.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

NOVA VERSÃO DE CAIPIRINHA, MORNA ??


                     CÓQUETEIS PARA ANIMAÇÃO - Nenhum é caipirinha, ok !!!!

Viernes, Vendredi, Happy Friday, Sexta Feira !!!!! Este dia, em qualquer lugar do mundo é sinônimo de alegria entre adultos e crianças. Vamos aproveitar, relaxar, ganhar uma grana extra, a razão é pessoal busque seus objetivos.

É a chegada do final de semana, ainda aqueles que irão estar trabalhando ficam contagiados positivamente pela energia altamente positiva que irradia este período de toda semana.

Em geral, nas sexta-feiras é o dia oficial do happy hour. Dia de viajar !! dia de baladas (das boas)!! churrascada, jantares, confraternizações entre amigos e família e muito mais!!!


Dentre várias opções de drinks, é inegável que a conhecida CAIPIRINHA e, tradicional drink brasileiro pelos cantos do planeta, esteja presente na escolha de várias pessoas.

A maioia das pessoas deve concordar que a caipirinha é uma ótima opção para o verão. Trata-se de uma bebida que deve estar acompanhada de gelo, recomenda-se muito, não é ???

Além disso, temos a caipiroska e muitas outras versões criativas da caipirinha, utilizando-se de diferentes  bebidas bases e demais combinações. Todas servidas  geladas com o objetivo de trazer satisfação, prazer e refrescância.

Até então, muitos devem estar pensando....nenhuma novidade !! Conheci uma versão inusitada de caipirinha que divido com vocês.

Pelos laços culturais e diferenças climáticas, muitos ficaram espantados, mas devemos imaginar como seria o rigoroso inverno alemão.

Além disso, é sabido que os alemães gostam de apreciar as cervejas não tão geladas.

Na Alemanha, a segunda bebida alcoólica mais ordenada nos bares é a caipirinha, perdendo apenas para a cerveja. A importação de cachaça é enorme para abastecer o público alemão. Para demonstrar o gosto pela caipirinha e adequá-lo aos dias e noites frios de inverno, os bartenders criaram uma inusitada variação.

A caipirinha é servida de versão morna, como assim ??? Os ingredientes básicos são mantidos, substituindo-se o gelo por água morna, isto mesmo, cachaça, limão, açucar e água morna, que tal ? Existem versões acrescidas ainda de hortelã.

Vamos curtir o verão que está bombando e, quem sabe, no inverno naqueles dias bem frios, experimentamos a versão. Fica a dica, senão somente a informação.

hot-caipirinha

Have a nice weekend !!! Não esqueça, beba com moderação e não dirija alcoolizado !!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Natural Late Harvest - Cup of Excellence



Conforme veiculamos neste blog, em novembro foram divulgados os resultados do Cup of Excellence - Brasil 2011 - evento considerado o "Oscar dos Cafés".

A origem do evento que pode traduzido como a "Excelência na xícara" aconteceu pioneiramente no Brasil tendo sido estendido para outros países produtores, visando sempre, a valorização e reconhecimento da produção de cafés especiais de notável e elevada qualidade.  

Para aqueles que desconhecem conhecimentos gerais acerca do Cup of Excellence remetemos ao post publicado em 21 de novembro ou visitem o site institucional.

Gostaríamos de informar a proximidade do leilão on-line mundial, dos lotes de cafés premiados, que acontecerá no próximo dia 20 de janeiro.

Além disso, veicular a brilhante iniciativa e realização do concurso de qualidade para os cafés naturais do Brasil: Cup of Excellence - Natural Late Harvest.

Traduzindo a nomenclatura desse novo certame trata-se de buscar os lotes campeãos dentre os cafés naturais de colheita tardia. Como assim, naturais ???

O termo natural designa a forma de secagem para posterior processamento do grão. Um café natural é aquele em que o grão não foi objeto de qualquer remoção de sua composição básica, encontrava-se envolto por todos seus elementos, tais como mucilagem, polpa e casca.

                                               café natural secando no terreiro

Ao contrário, do naturalgrão chamado de cereja descascado (CD) é aquele em que, previamente a secagem,  são removidas a casca, polpa e parte da mucilagem que envolve o grão.

                                  grão (lado esquerdo) separado da casca e polpa (a direita)

O grão natural é aquele que já foi sendo objeto de secagem no próprio cafeeiro, já que, passou do efeito maduro para "passa". Por isto, trata-se de colheita tardia. Apesar disso, após colhido do pé será lavado e objeto de secagem nos terreiros para obtenção da umidade adequada.

Neste caso, o tempo de secagem, beneficiamento e descanso do grão dispensam maior tempo frente àquele objeto de descascamento, chamado CD.

Por isso, a análise e avaliação dos lotes é feita posteriomente. Os lotes de naturais costumam apresentar alto indice de doçura. Entretanto, requerem atenção dos produtores devido ao maior risco de fermentação que podem resultar em aspecto negativo sobre à qualidade da bebida.

Ocorre que, os naturais objeto de classificação pela seleção em questão foram isentos da indesejável fermentação, apresentado notáveis características que justificam serem tratados como cafés de excepcional qualidade a serem comercializados em leilão mundial.

Entretanto, destaca-se que após a secagem, o grão natural será descascado pelas etapas de processamento e beneficamento do grão. Esta diferenciação entre a retirada da casca, polpa e mucilagem,  antes ou depois da secagem, resultam em diferentes características do grão que irão influenciar no resultado final da bebida café.  Por isto, a diferenciação entre natural ou CD (cereja descascado) ou pulped natural em inglês.

Retornado a competição, das 136 amostras inscritas na pré-seleção do inédito concurso, foi alcançado o número de 71 que obtiveram nota superior a 84 pontos (escala de 0 a 100) e se classificaram para a fase nacional do certame.

A avaliação dos cafés – com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida – ocorreu nos laboratórios do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), em Machado (MG), no período entre 12 a 16 de dezembro.

O Estado com maior número de lotes aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 91,55% (65 amostras) do total. São Paulo, com quatro amostras (2,94%), e Paraná, com dois lotes (1,47%), também terão representantes.

A relaçãodos produtores que tiveram seus lotes classificados pode ser acessada no site da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês - http://bsca.com.br/pdf/coe-late2011_pre_selecao.pdf).

Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 16 a 20 de janeiro de 2012, com o anúncio do resultado previsto para o dia 21 do mesmo mês. Essas amostras passarão, entre os dias 23 e 27 do primeiro mês do ano que vem, pelo crivo da comissão julgadora internacional, que fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 14 de março de 2012.

O primeiro concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil é promovido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), que também patrocina o evento. A auditoria está a cargo da IMO Control do Brasil.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Campeonato Paulista Regional de Baristas




Nas gloriosas instalações do Museu do Café de Santos irão acontecer, entre os dias 23 a 25 de janeiro, a etapa paulista do Campeonato de Baristas. O evento promete ser de altísssimo nível técnico.

Conforme foi veiculado no site institucional do Museu a etapa paulista reúne o maior número de participantes entre as demais regionais, realizados em nosso país, considerando que São Paulo possui o maior número de baristas e de Cafeterias.

A competição é promovida pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), que organiza o evento em parceria com o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

As inscrições já estão abertas, e as vagas são limitadas a 28 participantes. Os classificados das etapas estaduais irão para a etapa brasileira em março.

A competição consiste na preparação de 12 drinques. Cada participante terá 15 minutos para preparar quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura. As bebidas serão avaliadas por juízes sensoriais e técnicos certificados pela ACBB.


 A taxa de inscrição na etapa é de R$ 80 para associados e de R$ 120 para não associados. Maiores informações podem ser obtidas no site da ACBB e do Museu do Café de Santos-SP.

O campeão nacional será conhecido na etapa brasileira que acontece em março. Dessa forma, o campeão irá representar o Brasil no World Barista Championship (Campeonato Mundial de Baristas) a ser realizado, em junho, na Aústria. 

No Campeonato Mundial classificam-se somente o campeão de cada país, ou seja, a "briga" pelo título é acirrada pois além da conquistar o título nacional assegura-se o direito de representar o país na etapa mundial. 

No Campeonato Mundial reúnem-se campeões de 50 diferentes nações. No último evento, realizado na Colômbia, houveram dois grandes marcos na história da competição.

A primeira delas foi o fato de que um país produtor de café nunca havia abrigado a competição.  O segundo destaque, e de expressiva importância e orgulho aos países produtores, foi  a conquista do título mundial de barista por um competidor oriundo de um país produtor, fato que também nunca havia anteriormente acontecido.

O campeão de 2.011 foi o jovem e talentoso barista Alejandro Mendez de El Salvador.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

museu do café de santos


O Museu do Café de Santos fica situado na antiga e histórica Bolsa Oficial de Café que por nobre iniciativa do governo do Estado de São Paulo realizou, no final dos anos 90,  a restauração do prédio que encontrava-se em situação precária, propiciando aos cidadãos uma maravilhosa construção que nos remete a certa parcela da própria história de nosso país, já que, o café encontra-se enraizado na cultura nacional brasileira.

A Bolsa Oficial de Café foi instituido, em 1922, para organizar, controlar, fiscalizar às atividades negociais daquele que era a maior fonte de riqueza do país: O CAFÉ !


Na construção daquela época não foram poupados esforços e altos investimentos para instalação de materiais de acabamento de altísssima qualidade.

Na visitação acompanhada, por guias próprios do Museu, podemos visualizar belíssimos quadros, cúpulas de cobre, vitrais, mosaicos de mármore, robustas colunatas de granito dentre outras maravilhas.


Além disso, fazemos uma viagem no tempo através das orientações dos guias bem treinados pela Coordenadoria do Museu.

Vale ressaltar a instalação do Centro de Preparação de Café onde são ministrados Cursos de Barista e outros cursos ligados ao café, trazendo assim possibilidade de profissionalização àqueles interessados em atuar como barista ou  valiosas informações aos amantes do café, difundindo-se conhecimentos e técnicas acerca de inúmeros e valiosos detalhes do complexo ciclo do pé à xícara.

Por fim, destaca-se que nas instalações do Museu do Café existe uma Cafeteria que é uma referência de qualidade na comercialização do produto, com grande fluxo de consumidores.

A qualidade já foi premiada e reconhecida pela Abic e pela revista Veja que concedeu o título de Melhor Cafeteria da Baixada Santista.

Na Cafeteria pode ser consumidos cafés de diferentes regiões do país, tais como: Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Sul de Minas, Blend da Cafeteria, Jacu Bird e cafés premiados aquiridos nos leilões de qualidade.