terça-feira, 13 de novembro de 2012

Café e Café(ze)s

Elefante Tempo (Foto: Rede Globo)Pesquisas indicam que enzimas presentes no sistema digestivo do animal deixam bebida menos amarga
(Foto: Rede Globo).






No mercado de cafés exóticos 


O consumo e atenção para o mercado de cafés de qualidade diferenciada tem sido crescente inclusive no Brasil afinal trazem um prazer e satisfação aos consumidores.

'E crescente e notório, que os veículos de comunicação estão dedicando atenção ao tema, trazendo informações sobre o consumo de cafe e suas novidades.

Alem da crescente oferta de cafés de extrema qualidade sensorial surgem cafés exóticos. 

O caso mais famoso trata-se do Kopi Luwak, originário na Indonésia e, no Brasil, o Jacu Bird.

Recentemente, foi veiculado e comentado sobre o cafe "selecionado" e 'colhido" pelo animal cuíca, aqui no  Brasil, que provavelmente chegara ao mercado neste mes de novembro ao preco de R$ 900,00 o kilo. Trata-se da mesma fazenda, localizada no ES, que produz o Jacu Bird.

A "colheita" realizada pelo cuíca decorre da subida nos galhos mais baixos dos cafezais e selecionando os melhores grãos, ou seja, ingere os maduros para se deliciar da casca, polpa e "mel". 

Após a ingestão, o animal dispensa as sementes ainda revoltas com o "mel" que, na verdade,  trata-se da mucilagem, que foi denominada como  mel , em razão dela armazenar a doçura do grão. 

Nesta "onda" surge, na Tailândia,  um cafe "processado" e selecionado por elefantes tailandeses. Foi veiculado que existem 50 kilos deste cafe que estaria sendo negociado por cerca de R$ 2.200,00 por kg.

O elefante seleciona o grão o expelindo em suas fezes. O processo enzimático amenizaria o amargor da bebida.

O café é então recolhido das fezes do animal, sendo lavado e submetido ao seu processamento pela secagem e posteriores etapas, tais como a torra para explorar as caracteristicas peculiares do grão. Ficou estimulado ?? 


Devido ao pequeno montante disponível provavelmente poucos terão oportunidade de prová-los. Nos resta, aguardar  futuros comentários sensoriais sobre a bebida em si, já que, por ora sabemos apenas do caráter exótico do processamento do grão.